O ano começou, não passei no vestibular, o que faço agora?

Não Passei no Vestibular, o que Faço Agora?

Nessa época do ano, muitos estudantes estão recebendo os resultados dos vestibulares que realizaram ano passado, mas nem todo mundo conseguiu a tão sonhada aprovação.

Não passar no vestibular pode gerar uma baita frustração, junto a uma vontade de querer desistir de tudo.

Mas calma! Nada está perdido, a gente te ajuda a lidar com essa fase, vem dar uma olhada nas dicas do Colégio Exatus:

Não se desespere!

A primeira coisa é não entrar em pânico.

Não deixe que esse resultado te desanime.

Converse com seus pais, avalie quais as possibilidades e trace novos planos.

Esse resultado não te define!

Não ter passado dessa vez, não te transforma na pior pessoa do mundo.

Os vestibulares estão cada vez mais concorridos e não passar, não significa o fim.

Você é muito mais que um número!

Segundo números da Fuvest, na ampla concorrência, em média, tivemos 15,5 candidatos por vaga, o que quer dizer que, em uma sala de 42 alunos, apenas 2 ou 3 seriam aprovados.

Ou seja, não ter passado no vestibular não é um demérito para ninguém, mas representa um dos vários desafios impostos pela vida adulta.

Faça uma auto-avaliação

Depois do choque inicial, pegue os resultados e faça uma avaliação.

• “Quais pontos preciso estudar mais?”
  • “Preciso focar em atualidades para melhorar o conteúdo da minha redação?”

São muitos questionamentos que você pode fazer, pra perceber seus pontos fortes e fracos para, a partir desse resultado, buscar um melhor rendimento na próxima tentativa.

Foque no seu objetivo

A faculdade não é mais importante do que a carreira que você escolheu.

Então pesquise todas as universidades que oferecem seu curso.

Públicas, particulares, na sua cidade, em outro estado; as possibilidades são imensas e isso aumenta sua chance de entrar na faculdade.

Ainda assim, se suas metas são as Universidades Públicas, trabalhe com pequenas metas curtas, mas mantendo o foco no longo prazo, pois a maioria dos vestibulares acontecerão ao final do ano e, com a conclusão do Ensino Médio, haverá pouca pressão senão de si mesmo.

Pare de procrastinar e aprenda a dizer não a algumas liberdades dispensáveis que a vida adulta oferece.

Já que acabou a escola, se você não for fazer um cursinho, precisa se dedicar muito em casa para não cair na tentação de procrastinar.

Começar uma série nova na Netflix e deixar os estudos para o dia seguinte é muito fácil.

Trace suas metas e mão na massa!

Agora que você já sabe o que vai fazer, onde vai prestar, quais pontos precisa melhorar, bora focar nos estudos.

Então estabeleça uma rotina, determine horários de estudo, pesquise materiais com conteúdo prático e objetivo, e mão na massa!

E acompanhe o nosso site para receber muitas dicas e informações importantes nessa fase.