Odori (Dança) - Fund. I

As danças okinawanas conhecidas como Ryukyu Buyo, são típicas da ilha de Okinawa, difundidas em vários países fora do Japão e, atualmente, são consideradas como Patrimônio Cultural Imaterial do Japão.

Aqui no Colégio Exatus, as aulas com os alunos iniciaram em 2018 com o professor Satoru Saito, formado em Okinawa pela escola Tamaguskuryu Senjukai.

O projeto tem como objetivo passar para os alunos, através das danças, o legado deixado pelos imigrantes okinawanos. Além de aprender sobre a cultura e costumes de Okinawa, os alunos trabalham a percepção, expressão e a memória/linguagem corporal para a construção do corpo cênico. A arte da dança tem importante papel no desenvolvimento da criança, estimulando a criatividade e a conscientização do corpo.

Em agosto de 2019, os alunos estrearam a dança no palco do Okinawa Fest com uma coreografia criada por Satoru Saito. A apresentação teve grande repercussão do público e dos organizadores do festival e, em outubro do mesmo ano, assistiram a um espetáculo de danças tradicionais okinawanas no ateliê do professor Satoru Saito, onde conheceram os clássicos.

Visita ao ateliê do professor Satoru Saito.
Apresentação no Okinawa Festival 2019

Odori (Dança) - Ed. Infantil

A dança de Okinawa se caracteriza por contar as histórias dos antepassados através das músicas e coreografias.
Um exemplo disso é nossa sensei Kaori que aprendeu a tradição trazida pelo seu avô e passada para suas tias e sua mãe.
Nas aulas de dança os alunos aprenderão, com muita diversão e conhecimento, mais sobre o corpo, os movimentos e, principalmente, sobre a cultura do Japão e de Okinawa.

Nessas aulas desenvolvemos diversas habilidades como:
– Combinações de movimentos;
– Senso de direção ( lado esquerdo, lado direito, para frente, para trás );
– Ritmo musical e contagem de tempo da música;
– Concentração e raciocínio rápido para decorar a dança e apresentar;
– Trabalho em grupo aprendendo a ter disciplina e respeito;
– Auto estima para apresentações em público.

Tudo isso de forma divertida e lúdica!

Saiba mais sobre Odori (Dança):