Pular para o conteúdo

Adquirindo boas práticas de estudo

Você já deve ter percebido que alguns hábitos na hora de estudar mais atrapalham do que ajudam. Mas como adquirir boas práticas de estudo?

Como Adquirir Boas Práticas de Estudos? 

Você já deve ter percebido que alguns hábitos na hora de estudar mais atrapalham do que ajudam. 

É o caso, por exemplo, de achar que você já sabe determinada matéria e que, portanto, não precisa mais estudá-la. 

Este tipo de pensamento, na realidade, só te atrapalha na hora de conquistar seu objetivo porque faz você se fechar para qualquer informação relevante que o livro ou o próprio professor queira te transmitir.

Mesmo que você ache que já sabe toda a matéria é interessante saber que o livro, autor ou professor são especialistas no assunto e podem acrescentar alguma informação que você ainda não tem. 

Às vezes alguma pequena informação pode te gerar um insight tão grande, que equivale por horas de estudo, pois aquela sacada vai fazer você absorver o conteúdo com muito mais qualidade. 

Assim, na hora da prova será bem mais fácil se lembrar daquele momento em aula e assimilar com a questão que está na sua frente.

Quer outra dica? 

Comece planejando em todas suas sextas-feiras as matérias que focará na semana seguinte, em quais dias da semana estudará, quanto tempo se dedicará e quais serão os capítulos. 

É importante também colocar uma meta atingível, ou seja, se você precisa estudar uma quantidade muito grande de matérias, fragmente-as com o volume necessário para estudar por dia e por semana. Dessa maneira, você também impede que muito conteúdo se acumule para o dia que antecede a prova. 

Por fim, defina data e horário para que seus estudos aconteçam. Isso faz você adquirir consistência até que esta atividade se torne tão frequente a ponto de virar um hábito, ou seja, algo que fazemos com naturalidade.

Quando você define suas metas diárias e semanais, é capaz de quantificar seu próprio progresso. Isso traz uma maior motivação, pois quando você atinge aquilo que estipulou te incentiva a ir além e a estudar as matérias que vem na sequência. 

E lembre-se sempre de que o importante é comparar-se com você mesmo e não usar o outro como base. Cada um tem seu próprio ritmo e modo de estudar. 

Será a sensação de se sentir desafiado e vencer o SEU desafio que vai te estimular a estar sempre rendendo mais nos estudos. 

Afinal, quem não quer estudar com mais qualidade usando seu tempo de forma organizada e produtiva? 

Experimente e desafie-se.

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie  são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.